Fundo rosado, à esquerda mulher negra olha para baixo com a mão no ombro, à direita em letra rosa e coral: Por que dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

O dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher, porque representa a conquista dos direitos das mulheres por igualdade. A data foi escolhida a partir de diversas manifestações ao redor do mundo que buscavam melhores condições de trabalho, salários maiores, menores jornadas de trabalho e equidade de direitos. Quer saber mais? Fica comigo para saber mais sobre essa data tão importante.

Qual a origem do Dia Internacional das Mulheres?

A ideia de escolher uma data para celebrar as mulheres e seus direitos surgiu a partir de movimentos operários e socialistas em busca de melhorias nas condições de trabalho e salário.


Em 1908 aconteceu a greve das trabalhadoras de uma fábrica de tecidos em Nova York, elas trabalhavam cerca de 14 horas por dia e recebiam entre 6 e 10 dólares por semana. O protesto buscava a diminuição da carga horária e o aumento dos seus salários, uma vez que os homens possuíam salários maiores.

Em 1909 aconteceu a primeira celebração das mulheres nos Estados Unidos com o intuito de comemorar a greve de 1908. Em 1910, Clara Zetkin, na Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, propôs a criação de um dia dedicado às mulheres. 

Imagem antiga em preto e branco de mulheres marchando em manifestação carregando placasImagem antiga em preto e branco de mulheres marchando em manifestação carregando placas

 

A primeira manifestação pelos direitos das mulheres que se tem registro ocorreu em 19 de março de 1911, que reuniu mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.


Em 1914, outro protesto aconteceu em Berlim, o motivo era a reivindicação do direito ao voto, e esse foi o primeiro 8 de março de fato. Em 1917, um movimento de mais 90 mil operárias russas saíram às ruas reclamando melhores condições de trabalho e de vida, além de lutar contra as dificuldades decorrentes da Primeira Guerra Mundial que durou de 1914 até 1918.


Com o passar do tempo diversas manifestações femininas tomaram as ruas em todo mundo, nas quais mulheres buscavam melhorias nas longas jornadas de trabalho, melhores salários e também o direito ao voto.

Imagem antiga em preto e branco de uma multidão na qual uma mulher se destaca olhando para a câmeraImagem antiga em preto e branco de uma multidão na qual uma mulher se destaca olhando para a câmera

 

Os movimentos feministas utilizaram dessa data simbólica, em 1975, que foi considerado o “Ano Internacional da Mulher”, para fortalecer as exigências por direitos iguais e sociais. Já em 1977, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 08 de março como Dia Internacional da Mulher.

Qual a importância dessa data?

Mulheres modernas marcham em protesto, destaque para mulher negra com cabelos esvoaçando segurando um megafone com o braço erguidoMulheres modernas marcham em protesto, destaque para mulher negra com cabelos esvoaçando segurando um megafone com o braço erguido

 

O dia 08 de março simboliza a luta histórica das mulheres por melhores condições de trabalho, com maior segurança, carga horária de trabalho saudável, igualdade salarial aos dos homens quando praticando a mesma função e a luta contra a violência e machismo.


É uma data que traz reflexão sobre as conquistas e lutas femininas, principalmente como um lembrete do respeito e igualdade que as mulheres merecem. Não é uma data apenas para dar flores ou chocolates, ou mesmo outros presentes, é necessário ir além. É um dia de memória e homenagem por tantas que sofreram para todas tivessem acesso aos mesmo direitos dos homens e de entender que essa luta ainda continua e que todos fazemos parte dela, inclusive homens. 

Quais as conquistas das mulheres ao longo dos anos?

Imagem antiga em preto e branco de mulheres votando e colocando a cédula de papel em uma urnaImagem antiga em preto e branco de mulheres votando e colocando a cédula de papel em uma urna

 

As mulheres conquistaram muito por meio de inúmeras luta e perseverança em manifestações e protestos ao longo dos anos:

  • As mulheres não tinham autorização de frequentar a escola, o direito a educação começou em 1827 e a universidade foi permitida somente em 1879;
  • No Brasil, apenas em 1932 e após muita luta, as mulheres receberam o direito ao voto, mas o primeiro partido político feminino surgiu apenas em 1889;
    O direito ao controle de natalidade por meio de anticoncepcional só foi adquirido em 1960 e mudou a vida e cultura desde então;
  • Em 1974 as mulheres conquistam o direito de portarem um cartão de crédito, até essa data era um privilégio apenas masculino; A mulher solteira ou separada precisava que um homem assinasse por ela o contrato para solicitar o benefício. Tanto os homens quanto os bancos poderiam interferir e ditar como as mulheres deviam e podiam gastar o próprio dinheiro;
  • O divórcio se tornou uma opção legal no Brasil apenas em 1977. Até então, as mulheres eram fadadas a permanecer em casamentos infelizes ou abusivos. Mesmo que os maridos estivessem em outros relacionamentos, as mulheres precisariam de autorização do homem para continuar vivendo sem eles, em questões burocráticas e financeiras, por exemplo;
  • A primeira Delegacia da Mulher foi criada somente em 1985 em São Paulo, a instituição promovia e possibilita ações de proteção e investigação de crimes de violência doméstica e sexual contra as mulheres;
  • Após diversos movimentos populares, a Constituição de 1988 reconheceu as mulheres de forma igualitária, dando os mesmos direitos e deveres dos homens;
  • A maior conquista contra a violência contra a mulher foi a criação da Lei Maria da Penha, em 2006. Essa lei reconhece e combate a violência doméstica. Maria da Penha foi uma farmacêutica que, após anos de agressões de seu marido, ficou paraplégica;
  • Em 2010, o Brasil elege sua primeira mulher presidente da República, Dilma Rousseff, esse fato foi uma importante conquista para as pautas feministas;
  • Em 2015, a Lei do Feminicídio passou a classificar como crime hediondo o assassinato de mulheres por condições de gênero, isto é, mulheres que morrem por serem mulheres. Esse tipo de crime é muito comum entre ex-namorados ou ex-maridos que não aceitam o término do relacionamento, ou há muito ciúmes entre o homem e a mulher, por exemplo.

Algumas mulheres inspiradoras

Marie Curie

A cientista polonesa Marie Curie foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel e ganhá-lo duas vezes. Foi a primeira mulher a ser professora na Universidade de Paris. A partir de seus estudos descobriu dois elementos químicos: o polônio e o rádio. É considerada uma das mentes mais brilhantes do século passado.

Malala Yousafzai

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai luta pelo direito de meninas à educação. Em 2008 ela sofreu um grave atentado, no qual foi atingida na cabeça, enquanto frequentava a escola escondida. Após isso, ela e sua família se mudou para o Reino Unido, sem abandonar sua luta pelo direito a educação. Aos 17 anos recebeu o Prêmio Nobel da Paz e é a pessoa mais jovem a receber tal honraria.

Maria Quitéria

A militar e heroína brasileira da Guerra da Independência Maria Quitéria foi a primeira mulher a conseguir entrar em combate e assentar praça numa unidade militar, fato que aconteceu em 1823. Ela fugiu disfarçada de homem para alcançar esse feito. 

Djamila Ribeiro

A filósofa brasileira Djamila Ribeiro é um dos principais nomes do feminismo e empoderamento negro no Brasil. Foi secretária-adjunta dos Direitos Humanos e Cidadania em São Paulo e participou do programa francês Personalidades do Amanhã, que reconhece pessoas de impacto na sociedade. É autora dos best-sellers “Quem tem medo do feminismo negro?” e “O que é lugar de fala?”.

Ada Lovelace

A escritora inglesa, matemática e primeira programadora do mundo Ada Lovelace sempre foi à frente de seu tempo. É responsável pelas primeiras linhas de código processadas por uma máquina. Ela é referência no empoderamento de meninas e mulheres a conquistarem o espaço em lugares majoritariamente masculinos, como a área de programação, por exemplo.

Greta Thunberg

A ativista sueca Greta Thunberg é conhecida por protestar pelas causas ambientais e mudanças climáticas. Ela começou sua saga bem cedo, aos 15 anos, chamando atenção pelas constantes faltas na escola às sextas-feiras para participar de manifestações, ganhando adeptos ao movimento conhecido por #FridaysforFuture. Greta dizia que se os políticos não ouviam os cientistas, ela não tinha motivo para estar em sala de aula.

Simone Biles

A ginasta olímpica norte-americana Simone Biles é uma das mais famosas do mundo e seu destaque vai além do seu talento nas acrobacias. Em 2020 nos Jogos Olímpicos de Tóquio ela abriu mão da competição para cuidar da saúde mental. A mensagem dada era clara: há coisas mais importantes que ter medalhas olímpicas. Isso inspirou diversas pessoas e seu discurso repercute até os dias atuais.

Marta

A jogadora de futebol Marta Vieira da Silva, conhecida como Rainha do Futebol, competiu sua última Copa do Mundo em 2023. Ela é conhecida por ser a porta-voz pela igualdade de gênero no esporte. É a primeira jogadora de futebol a completar 117 gols, superando Pelé. Foi eleita a melhor jogadora do mundo por seis vezes, destas cinco consecutivas. Ela ainda é a maior artilheira de uma seleção brasileira. 

Para conseguir isso, não esconde o quanto lutou para superar barreiras em um esporte majoritariamente masculino. Em reconhecimento de sua luta pela equidade no esporte, Marta foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade para meninas e mulheres pela ONU em 2018. Fora dos campos atua para inspirar mulheres não apenas no esporte, mas em todas as áreas da vida.

Sônia Guajajara

A líder indígena e ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara se destaca pela sua luta pelos povos originários e o meio ambiente. Ela é reconhecida internacionalmente pela defesa do território e povos indígenas e causas socioambientais. Em 2022 figurou entre as 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. 

Mulheres sentadas em protesto  com placas pedindo igualdade, ao centro da imagem mulher com megafoneMulheres sentadas em protesto  com placas pedindo igualdade, ao centro da imagem mulher com megafone

Outras datas importantes para as mulheres

01 de fevereiro - Dia da Eliminação de Todas as Formas de Discriminação da Mulher

11 de fevereiro - Dia Internacional de Meninas e Mulheres na Ciência

24 de fevereiro - Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

27 de abril - Dia Nacional da Empregada Doméstica

30 de abril - Dia Nacional da Mulher

05 de maio - Dia Internacional das Parteiras

17 de maio - Dia Internacional contra a Homofobia

28 de maio - Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher

28 de maio - Dia Nacional de Redução da Morte Materna

30 de maio - Dia de Luta pela Participação Política das Trabalhadoras Rurais

04 de junho - Dia internacional de meninas e meninos vítimas de agressão

21 de junho - Dia de luta por uma educação não-sexista e sem discriminação

25 de julho - Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

25 de julho - Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

31 de julho - Dia Internacional da Mulher Africana

19 de agosto - Dia Nacional do Orgulho Lésbico

29 de agosto - Dia Internacional da Visibilidade Lésbica

05 de setembro - Dia Internacional da Mulher Indígena

06 de setembro - Dia Internacional da Ação pela Igualdade da Mulher

14 de setembro - Dia Latino-americano da imagem da Mulher nos Meios de Comunicação

23 de setembro - Dia Internacional contra exploração sexual e tráfico de mulheres e crianças

23 de setembro - Dia Internacional da Visibilidade Bissexual

28 de setembro - Dia pela Descriminalização do aborto na América e Caribe

10 de outubro - Dia Nacional da Luta contra a Violência à Mulher

11 de outubro - Dia Internacional das Meninas

15 de outubro - Dia Mundial da Mulher Rural

25 de outubro - Dia Internacional contra a Exploração da Mulher

03 de novembro - Dia da Instituição do Direito ao Voto Feminino no Brasil

25 de novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra a mulher

06 de dezembro - Dia Nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres


Você já conhecia a história do dia 08 de março? Me conte nos comentários qual mulher inspira sua vida.