Fundo amarelado, à direita um homem ajoelhado apresenta uma caixa vermelha com um anel de noivado para a mulher que esconde o rosto com as mãos, à esquerda em letra verde: Saiba tudo sobre o anel de noivado, abaixo de um par de alianças e anel de ouro

O anel de noivado é muito tradicional e utilizado ao redor do mundo especialmente para o pedido de casamento. Que mulher nunca sonhou em ser presenteada com um anel de noivado maravilhoso

Se você ainda tem dúvidas sobre como usar esta joia, saiba tudo neste post! E já prepare seu dedinho para quando o mozão te presentear! 

Como o anel de noivado surgiu?

A história mais conhecida do surgimento do anel de noivado data de 1477, em Viena, o arquiduque Maximiliano da Áustria deu a Maria da Borgonha um anel no dia do noivado do casal. Outros nobres da corte real foram influenciados com a ideia e, à medida que os ricos viajavam, a tradição dos anéis de noivado com um diamante cravado no centro rapidamente ia se espalhando pela Europa.

Como surgiu o costume de usar anéis de noivado?

Durante os séculos XVIII e XIX era comum presentear a amada com anéis solitários que possuíam mensagens românticas gravadas externa ou internamente. A partir dos anos 30, os diamantes foram considerados a pedra do amor e, por isso, os anéis com um diamante central se tornaram campeões de venda nas joalherias mais famosas do mundo. 

Um dos anéis de noivado mais conhecidos da história é o da Princesa Diana, inclusive, o príncipe William presenteou sua amada Kate Middleton com o que pertenceu à mãe. O anel que o príncipe Harry ofereceu para Meghan também não passou despercebido pela elegância e beleza. 

Em qual mão e dedo usa o anel de noivado? 

A tradição mundial diz que o anel de noivado deve ser usado no dedo anelar da mão esquerda. Lembrando que essas regras tradicionais são apenas sugestões para você se orientar. Mas você pode quebrá-las e usar da forma que achar que faz mais sentido para o casal.

foto em zoom nas mãos dos noivos com kit de noivado em ouro 18kfoto em zoom nas mãos dos noivos com kit de noivado em ouro 18k

Aliança ou anel de noivado. Qual escolher? 

As alianças representam um momento diferente do anel, por isso elas são mais usadas na cerimônia. Já o anel de noivado é feito para o momento inesquecível do pedido de noivado, onde o casal decide que passarão o resto da vida juntos. Mas não se preocupe: se você está em dúvida entre usar alianças ou anel, saiba que, atualmente, as noivinhas também usam as duas joias juntas. Em nosso site, você encontra algumas combinações de alianças + anel de noivado super charmosas.

Homem também usa anel de noivado?

Tradicionalmente, o anel era sempre dado pelo homem à mulher, portanto, somente ela utilizava a joia! No entanto, com a contemporaneidade muitos casais não seguem mais os padrões tradicionais e optam por ambos usarem anéis, já que as joias masculinas estão cada vez mais sofisticadas.

Além disso, casais homossexuais, compostos por dois homens ou duas mulheres, também podem e devem usar anéis de noivado em ouro 18k, ou prata! Você pode conhecer algumas das nossas opções no site! 

Por que usar anel de noivado?

O anel de noivado tem um significado muito importante, tanto é que muitas famílias passam a joia de geração para geração. Ele mostra que a fase de namoro acabou e que o casal firmou laços fortes. Na época da nobreza, ele também era um símbolo de que a mulher estava comprometida.

Anel de noivado precisa ser de ouro? 

No Brasil se tornou uma tradição, mas não é uma regra. Muitas mulheres, inclusive princesas e rainhas, noivaram com anéis de ouro branco com pedra esmeralda. Há quem fique noiva também com a aliança de ouro, que será usada na cerimônia do casamento.

Para saber mais sobre a coloração e material da aliança de casamento, acesse nosso post sobre isso. 

Tipos de anéis de noivado: 

Agora conheça alguns dos anéis de noivado que tem em nosso site! Preparamos uma categoria encantadora para os casais se presentearem de diversos estilos: desde os mais românticos e tradicionais até os mais modernos, que preferem anéis com um design inovador. 

1. Várias pedras: Anel Noivado In Amore

Não há dúvidas de que as noivinhas se apaixonarão pelo anel de noivado In amore! O tipo de anel super charmoso e tradicional! As 7 pedras desse anel o deixam ainda mais encantador significando que a essência e a pureza do relacionamento, que simboliza um sentimento infinito. Veja só: 

Anel Noivado In amore Ouro 18KAnel Noivado In amore Ouro 18K

2. Clássico: Anel Solitário Ouro Maldivas

Perfeito, delicado e clássico, são os adjetivos desse anel, ideal para consolidar um pedido de casamento e marcar um momento especial na vida do casal. Se apaixone:

Anel Solitário Ouro MaldivasAnel Solitário Ouro Maldivas

3. Design moderno: Anel Solitário Ouro Branco Lisboa: 

Único, é o que define o design e a coloração deste anel, em ouro 18k branco, a joia possui um formato especial para segurar a zircônia central, além disso é produzido em ouro branco, que tem ganhado cada vez mais o coração de noivas e namoradas fashionistas! Confira:

Anel Solitário Ouro LisboaAnel Solitário Ouro Lisboa

4. Romântico: Anel de Noivado Abbraccio: 

Esse anel possui um design moderno, é uma joia para surpreender quem você ama. Feito em Ouro 18K, combina com outras joias do dia a dia, e suas linhas o torna um anel ideal para jovens despojadas! Conheça:

Anel Noivado Abbraccio Ouro 18KAnel Noivado Abbraccio Ouro 18K

Curiosidade! Você sabia que cada pedra do anel de noivado possui um significado especial? Fizemos um post com os significados

Por aqui ficamos cada dia mais apaixonados pelas opções de anéis de noivado e o quanto essa joia simboliza, após ler esse post provavelmente você se sentiu como nós! Então compartilhe com suas amigas! E depois conta aqui qual escolheu para você ou presentear!