À esquerda um casal se casa durante o dia em uma praia, à direita um casal de noivos se beija em um salão à noite, centralizado em uma moldura rosa em letra manuscrita: Casar de dia ou à noite?

O tão sonhado pedido de casamento foi feito! E agora é hora de começar a planejar o dia mais especial da sua vida! 

Uma das primeiras decisões que o casal precisa tomar é a data do casamento e se a cerimônia acontecerá durante o dia ou à noite, o horário escolhido influencia diretamente em todos as outras decisões que serão tomadas, como qual vestido escolher, qual decoração, o estilo do convite, a roupa dos convidados e outros componentes para que tudo esteja em harmonia nesse dia lindo.

Casar durante o dia ou casar a noite tem lados positivos e negativos, o casal precisa saber exatamente o que deseja, apesar de parecer uma decisão simples, é ela que vai definir todos os outros aspectos, como já dito antes.

Então vamos analisar os prós e os contras do casamento diurno e do casamento noturno.

Casamento Noturno

Dança dos noivos enquanto os convidados assistemDança dos noivos enquanto os convidados assistem

Instagram

  • Vantagens: 

1. Glamour:  Se você faz questão de um casamento elegante, a noite é a escolha ideal! Os casamentos noturnos contam com muito mais glamour, nele os convidados podem usar roupas mais elegantes, podendo ousar da maquiagem e de lindos ternos e vestidos, a decoração será muito mais trabalhada e junto disso tudo uma iluminação extra fará com que o resultado final seja magnífico; 

2. Festa: Para quem quer uma festa incrível, com muitos drinks e um ambiente propício para a dança, a noite é a melhor opção. No período noturno as pessoas tendem a ficar mais descontraídas, com mais vontade de dançar e se divertir. Assim sua festa pode se tornar uma divertida balada!

3. Tempo extra: Um dos pontos fortes do casamento à noite é o tempo extra para os preparativos. Tanto os noivos quanto os convidados terão uma grande parte do dia para se prepararem, algo importante para as mulheres, que precisam fazer cabelo e maquiagem. O tempo extra também é bom para os organizadores do casamento, que terão tranquilidade para preparar tudo.

  • Desvantagens:

1. Horário: Um pequeno contraponto do casamento noturno é o limite de horas, muitos locais especificam horário para término da cerimônia e festa, então fique de olho no local em que você irá contratar e o tempo que poderá durar a festa;

2. Convidados: Por ser uma festa que toda família participa, é normal ter crianças e idosos, eles e seus acompanhantes saem mais cedo exatamente porque se cansam com mais facilidade, assim a festa poderá ficar vazia antes mesmo da 00:00, o que pode deixar os noivos bem chateados;

3. Fotografia: Infelizmente à noite é muito difícil de se ter luz natural, então casamentos noturnos contam apenas com iluminação artificial, assim você terá que investir em um bom fotógrafo que consiga captar os momentos com qualidade.

Casamento Diurno 

Padrinhos e madrinhas fazendo um corredor para os noivos passarem. Eles jogam pétalas brancas sobre o casal. Padrinhos e madrinhas fazendo um corredor para os noivos passarem. Eles jogam pétalas brancas sobre o casal.

Noiva Ansiosa

  • Vantagens: 

1. Local: Sem dúvidas, os locais para se realizar casamentos durante o dia são maravilhosos, você pode escolher entre diversas opções, como sítios, chácaras, jardins, ou até mesmo uma praia ou à beira de um lago. O casamento diurno pede paisagens mais naturais e as fotos ficam deslumbrantes; 

2. Festa: Durante o dias as pessoas estão mais dispostas para festejar, assim a vantagem do casamento diurno é a duração da celebração. Um casamento que começa pela manhã, possibilita que o casal e os convidados tenham o dia todo para aproveitar a festa ao máximo, com energia de sobra;

3. Economia: Casar pela manhã te possibilita uma grande economia, principalmente relacionada a decoração, pois é onde se gasta mais, e por ser durante o dia, não haverá necessidade de iluminação artificial para a decoração. No buffet também você pode ter uma redução de gastos, considerando que a empresa poderá realizar outra cerimônia no mesmo dia. Confira nosso post com 10 segredos para economizar na festa de casamento e lembrancinhas! 

4. Fotografia: A maioria dos fotógrafos amam e preferem casamentos diurnos, fotos com luz natural ficam belíssimas, pois a luz do dia traz um colorido especial para as imagens, além de destacar ainda mais o local do casamento. Você ainda pode realizar as fotos pós casamento no mesmo local. 

  • Desvantagens:

1. Clima: Caso sua data seja durante o alto verão brasileiro, sabemos que essa é uma época muito quente, assim pode gerar muito desconforto e mal estar nos convidados que talvez não consigam permanecer até o fim de uma cerimônia muito longa. Se você deseja realizar o casamento no verão, você precisa ler essas dicas que preparamos para você!

2. Horário: Um casamento pela manhã pode gerar problemas na hora de acordar, pois como os preparativos no dia precisam ser feitos com antecedência, os convidados e principalmente o casal de noivos terão que acordar ainda na madrugada para se preparar, somado a isso é possível que em cidades pequenas seja difícil encontrar salões que abrem tão cedo;

3. Distância: Um local muito afastado da cidade pode fazer com que os convidados tenham que acordar ainda mais cedo e se locomover por estradas, além claro daqueles convidados que não possuem veículos próprios para irem até a localidade, isso pode gerar uma preocupação extra e um problema no dia da festa.

E agora? Casamento diurno ou noturno? Acho que já deu para clarear as ideias, não é mesmo?

Ainda assim, se não conseguirem decidir, vocês podem optar por um casamento ao pôr-do-sol, misturando elementos diurnos como a paisagem, fotos, horário e os noturnos, como a festa e o glamour. 

Cerimônia de casamento acontecendo durante o pôr-do-sol, de frente para a praiaCerimônia de casamento acontecendo durante o pôr-do-sol, de frente para a praia

Pinterest

Todos os horários possuem desvantagens, mas também têm muitas vantagens e elas precisam estar de acordo com aquilo que os noivos pensaram para a cerimônia, considerando o que eles sonharam e nos convidados, para que todos aproveitem um dia tão lindo da melhor forma possível. Decidir a data e horário da cerimônia é um dos passos principais no início do planejamento do casamento, por isso, preparamos um post todinho sobre a melhor data para casar, com detalhes de cada mês. Temos certeza que será muito útil para você! 

Lembrando que essa é uma etapa muito importante, então sempre pensem com cuidado cada decisão para que imprevistos não aconteçam e vocês tenham um dia super especial!