Conheça nossa Loja
04 out 2020
Nenhum comentário

Por que usamos as alianças de casamento no dedo anelar da mão esquerda?

Existem muitas teorias sobre o porquê de usarmos as alianças de casamento no 4º dedo da mão esquerda, sendo assim, não há um consenso a respeito disso.

A teoria mais conhecida é a de que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão e a esquerda de submissão, assim usar uma aliança na mão esquerda representaria a submissão da mulher ao companheiro em virtude do compromisso assumido.

Mas existem outros motivos, e vamos descobrir juntos alguns deles, no final me conte a teoria que faz mais sentido para você!

Uma das teorias começou de uma antiga crença romana de que pelo dedo anelar passava uma veia que o ligava diretamente ao coração e que por um ímã teria o poder de atrair o coração humano que é o símbolo do amor. 

Com isso, surgiu então a ideia de se usar ímãs em forma de anel e depois  alianças nesse dedo em celebrações matrimoniais para atrair o coração do companheiro para sempre.

Assim os romanos e a igreja mantiveram essa tradição, nessa mesma época, as alianças passaram a ser confeccionados em ouro e prata, pois os fabricados em outros metais enferrujavam muito rapidamente.

Outra teoria se refere à praticidade, o motivo para se usar aliança no anelar seria mera conveniência devido ao fato de o dedo anelar ser o menos utilizado dos dez dedos, dessa forma a aliança ficaria mais protegida.

Uma das teorias mais divulgadas é a dos chineses, segundo ela, ao dobrar os dedos médios das duas mãos e uni-los juntamente com os outros dedos pelas pontas, não podemos separar as mãos quando elas estão ligadas pelo dedo anelar, uma vez que são os únicos dedos que não se soltam enquanto as mãos estão nessa posição.

Este é o motivo de se usar as alianças neste dedo, já que o compromisso assim como a união entre os anelares também não poderia ser desfeita.

Ainda segundo os chineses, cada dedo da mão representaria um membro da família:

Polegar – os pais; 

Indicador – os irmãos; 

Médio – você mesmo;

Anelar – seu companheiro; 

Mínimo – os filhos. 

Dessa forma, polegares, indicadores e mínimos se separam, pois nenhum destes permanecerá com você para sempre, menos  seu cônjuge.

Várias são as teorias sobre o uso do anel no 4º dedo da mão esquerda, e cada país, religião e o próprio casal é que decide qual se encaixa melhor para eles.

Por exemplo: Em casamentos judaicos, as alianças são usadas no dedo indicador.

Podemos afirmar é que o tempo e as tradições transformaram o ato de colocar uma aliança no dedo anelar da mão esquerda o ápice de uma união entre duas pessoas.

Mas conhecendo um pouco sobre o uso das alianças no 4º dedo da mão esquerda, só falta escolher as alianças, não é mesmo? No site da Virtual Joias tem várias alianças lindas que eu tenho certeza que uma delas vai selar o seu amor.

Comments

comments