Casal abraçado, noiva com a mão no ombro do homem, destaque para a aliança. à esquerda degradê rosado, escrito em branco letra manuscrita: Em qual mão se usa a aliança de casamento? Confira.

A aliança de casamento é um símbolo muito importante do matrimônio e dos sentimentos do casal, e por isso ela é usada o tempo todo. A mão e o dedo em que ela está também são importantes. Leia mais e saiba o dedo e mão correta para usar suas alianças de casamento! 

Então qual mão se usa a aliança de casamento?

casal feliz se olhando, na mão a noiva usa um kit de noivado em ouro 18kcasal feliz se olhando, na mão a noiva usa um kit de noivado em ouro 18k

Existem muitas teorias sobre o porquê de usarmos as alianças de casamento na mão esquerda, sendo assim, não há um consenso a respeito disso. 

A teoria mais conhecida é a de que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão e a esquerda de submissão, assim usar uma aliança na mão esquerda representaria a submissão da mulher ao companheiro em virtude do compromisso assumido.

E em qual dedo usar a aliança de casamento? 

zoom em uma mão feminina usando um kit de noivado ouro 18kzoom em uma mão feminina usando um kit de noivado ouro 18k

Uma das teorias começou de uma antiga crença romana de que pelo dedo anelar passava uma veia que o ligava diretamente ao coração e que por um ímã teria o poder de atrair o coração humano que é o símbolo do amor. 

Com isso, surgiu então a ideia de se usar ímãs em forma de anel e depois  alianças nesse dedo em celebrações matrimoniais para atrair o coração do companheiro para sempre. 

Assim os romanos e a igreja mantiveram essa tradição, nessa mesma época, as alianças passaram a ser confeccionadas em ouro e prata, pois os fabricados em outros metais enferrujam muito rapidamente.

Outras teorias: 

Outra teoria se refere à praticidade, o motivo para se usar aliança no anelar seria mera conveniência devido ao fato de o dedo anelar ser o menos utilizado dos dez dedos, dessa forma a aliança ficaria mais protegida.

Já em casamentos judaicos, as alianças são usadas no dedo indicador.

Uma das teorias mais divulgadas é a dos chineses, segundo ela, ao dobrar os dedos médios das duas mãos e uni-los juntamente com os outros dedos pelas pontas, não podemos separar as mãos quando elas estão ligadas pelo dedo anelar, uma vez que são os únicos dedos que não se soltam enquanto as mãos estão nessa posição. Este é o motivo de se usar as alianças neste dedo, já que o compromisso assim como a união entre os anelares também não poderia ser desfeita.

Ainda segundo os chineses, cada dedo da mão representaria um membro da família:

  • Polegar – os pais; 
  • Indicador – os irmãos; 
  • Médio – você mesmo;
  • Anelar – seu companheiro; 
  • Mínimo – os filhos. 

Dessa forma, polegares, indicadores e mínimos se separam, pois nenhum destes permanecerá com você para sempre, menos  seu cônjuge.

Várias são as teorias sobre o uso do anel no 4º dedo da mão esquerda, e cada país, religião e o próprio casal é que decide qual se encaixa melhor para eles.

Agora que você conheceu um pouco sobre o uso das alianças no dedo anelar da mão esquerda, só falta escolher as alianças, não é mesmo? No site da Virtual Joias tem várias alianças lindas que eu tenho certeza que uma delas vai selar o seu amor. 

Podemos afirmar que o tempo e as tradições transformaram o ato de colocar uma aliança no dedo anelar da mão esquerda o ápice de uma união entre duas pessoas. Quer saber mais?  Confira mais em nosso blog!