Fundo branco com um casal jovem se olhando e sorrindo em primeiro plano, escrito em laranja em letras manuscritas  Bodas de casamento

Certamente você já ouviu falar sobre as Bodas de Casamento, celebração na qual o casal comemora o período que já passaram juntos, mas qual é o verdadeiro significado delas? Neste artigo vamos juntos descobrir um pouco mais! Confira! 

O que significa "bodas''?

O termo "boda" tem origem no termo latino "vota", que significa "promessa". Porém, ao ser utilizada no plural, a palavra “bodas” tem relação com os aniversários de casamento, e até bodas de namoro, e é acompanhada por um item que varia ano após ano, como papel, ferro, prata, ouro e outros. 

Sendo assim, as bodas são celebrações simbólicas dos votos matrimoniais, que são feitos no dia do casamento. 

Atualmente algumas datas se tornaram propícias para a troca das alianças antigas por novas, são elas: Bodas de Prata, 25 anos de Casados e Bodas de Ouro, 50 anos de casados. A troca das alianças de bodas acontece de maneira simbólica, para renovar os votos feitos no dia do casamento.

Qual é a origem das bodas de casamento? 

A tradição surgiu na Idade Média, em pequenos povoados da Alemanha antiga, onde uma coroa de prata era oferecida aos casais que completaram 25 anos de casados e uma coroa de ouro aos casais que completaram 50 anos.

Com o passar do tempo, diversas culturas foram adaptando a tradição e passaram a celebrar cada aniversário de casamento com um nome diferente. O intuito era que, quanto mais tempo de matrimônio, mais precioso e resistente seria o material. 

Por isso, a cada ano de casado se celebra um tipo de bodas. Cada uma tem um nome específico, relacionado a um material ou pedra preciosa que, de maneira simbólica, representa a nova etapa que o casal adentra ao comemorar o aniversário de casamento.

O que é mesversário de casamento? 

Assim como os pais comemoram cada mês de vida do seu bebê, os casais também comemoram cada mês do enlace matrimonial, pois dentro do casamento, cada mês juntos vencendo as adversidades merece ser comemorado! 

As bodas mensais têm um significado especial, pois os seus materiais representativos são todos muito doces e divertidos! Confira a tabela de bodas de casamento segundo os meses:

Fundo amarelo, centralizado em dourado: Bodas de casamento mensais, abaixo significado de cada boda mês a mêsFundo amarelo, centralizado em dourado: Bodas de casamento mensais, abaixo significado de cada boda mês a mês

Bodas mensais/aniversários mensais de casamento

Cada mês do primeiro ano de casados merece uma comemoração especial, por isso, preparamos um post  aqui no blog com ideias para comemorar as bodas de casamento mês a mês. 

A partir do primeiro ano de aniversário do casamento, a lista passa a ter uma “boda” diferente para cada ano. Acredita-se que, depois dos 25 e dos 50 anos, as próximas bodas incorporadas à lista foram as de 75, e somente na década de 1920 passamos a dar nomes para os aniversários de 1, 5, 10, 15 e 20 anos de casamento. Confira todos os tipos de bodas de casamento anuais:

imagem descrevendo as bodas de casamento por cada ano imagem descrevendo as bodas de casamento por cada ano

Nome das bodas

Além disso, cada ano do casamento tem uma pedra especial para presentear o amor da sua vida! Por isso, além da troca de alianças, as joias são uma excelente forma de eternizar a sua história de amor, não só pelo valor que possuem, mas principalmente, pelo significado que carregam. Veja só: 

pedras comemorativas das bodaspedras comemorativas das bodas

Tabela brasileira de pedras preciosas comemorativas para as Bodas de Casamento

Qual tipo de bodas você já comemorou ou irá comemorar? Conta pra gente!